terça-feira, 9 de setembro de 2014

TOSCANA



Não tem jeito: Pra gostar da Itália tem que apreciar comida e obra de arte! Pra gostar da Toscana ainda é preciso admirar a natureza. Nosso foco, nesta parte da viagem, foram as cidades pequenas. Alugamos um carro em Florença, e de lá partimos.
Torres em San Gimignano
 
Fim de tarde em San Gimignano
Sanduiche típico-San Gimignano
Disco Horário - funciona como parquímetro

Placa indicando parada de 60 minutos com disco horário
Escolhemos como base a cidade de San Gimignano. Sim, ela é muuiitto visitada durante o dia, mas ao retornarmos, à noite, muitas vezes andamos sozinhos pelas ruelas desertas. Nosso apartamento era um mini quarto e sala muito charmoso, de frente para uma oliveira. Nosso senhorio, fotógrafo profissional, original da cidade, nos deu dicas incríveis de locais lindos por ele já devidamente fotografados. E assim partimos para as visitas diárias.

Brincadeira, em Volterra
Volterra - alabastro
Volpaia
Neblina no vale
Já tínhamos lido, no famoso blog do Ricardo Freire, que o destaque fica com os vales dos rios Elsa e Orcia. Começamos pelas visitas mais próximas: Volterra, Colle di Val d'Elsa e Certaldo. As estradinhas guardam paisagens belíssimas e a cidade de Volterra é famosa pelo Alabastro. Há alguns museus para visitar e uma feirinha de artesanato bem no centro da cidade, além de ruínas etruscas.Algo que chamou nossa atenção também foram famílias brincando num parque público, numa espécie de confronto em que pais jogavam contra filhos. Não conseguimos entender muito bem o que era, mas parecia muito divertido e pouco usual nos tempos modernos.

Em Colle di Val d'Elsa passamos por mais uma feirinha de artesanato e produtos típicos. A parte mais bonita da cidade é alcançada após uma caminhada em linha reta por uma rua principal. Aí se encontra a cidade murada e muitas ruelas simpáticas, dentre elas a Via Dell'amore.
Ruelas floridas, em Colle





A primavera na Europa sempre nos brinda com muitas flores, as pessoas também colaboram plantando em seus jardins ou nos vasos à beira das portas. É uma explosão de cores que contribui para o deleite do turista.
Panzano
Outro vale que visitamos foi o Chianti, do famoso vinho de mesmo nome. Passamos em Castellina in Chianti, Rada in Chianti, além de Volpaia,Panzano e Montefioralle. Todas muito bonitas, com destaque para a última. 
Montefioralle - linda!
Na província de Siena, visitamos as ruínas da Abadia de San Galgano. Logo ao lado,no alto de uma pequena colina, numa igreja arredondada encontra-se a espada que este santo cravou numa pedra, convertendo-a em altar para suas orações. Num restaurante agro-industrial no mesmo complexo, fizemos nosso almoço.
Abadia de San Galgano
Espada na pedra
As cidades de Pienza e Montepulciano não podem deixar de ser visitadas tanto por sua localização,no vale d'Orcia, como por seus monumentos e igrejas. O centro de Pienza é considerado patrimonio da humanidade pela UNESCO. Montepulciano fica no alto de uma colina, e é das cidades mais altas da região. Aí paramos para um delicioso chá da tarde, numa cafeteria antiga com uma linda vista mesclada de campos de trigo e vinhas.
Centro de Pienza
 
Chuva chegando nos campos de trigo





Cafeteria em Montepulciano
Como o desejo de visitar a Toscana surgiu devido ao filme, não poderia deixar de visitar Cortona. Desta vez utilizamos a autoestrada para chegarmos, o que diminuiu a distância, mas nos fez perder as paisagens bucólicas.

Cortona
 
Chão de mármore - catedral Siena


Há que se reservar um dia inteiro para Siena, suas igrejas, museus e monumentos. Muita beleza a ser apreciada. Um capítulo à parte, realmente. Catedral deslumbrante, o Duomo com museu e batistério. A vista do topo da torre, contemplando a cidade com seus telhados ocre. A Piazza del Campo, onde se realiza o Palio de Siena, que infelizmente não pudemos ver, pois ocorre no verão.Imperdível.
Catedral de Siena

Siena


Doze dias na região nos abasteceram de história e beleza. Continuamos em Florença, mas este será um post à parte.

Período da visita: Maio 2014

Alguns restaurantes e hospedagem: Restaurante La Stella,( http://www.lastellaristorante.com) Gelateria Dondolli,(www.gelateriadipiazza.com/) Agriturismo San Galgano.(http://www.sangalgano.it/), Caffè Poliziano (http://www.caffepoliziano.it/). Aluguel apartamento: Airbnb(https://www.airbnb.com.br/).

Custo total aproximado por dia: US$ 150/dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário