quarta-feira, 22 de outubro de 2014

LENÇOIS MARANHENSES

Nosso ponto de chegada para os Lençóis Maranhenses foi São Luiz. Um breve tour pelo Centro Histórico nos remete aos azulejos portugueses do casario colonial. Parte dele estava sendo reformado, e muito trabalho ainda restava. A cidade é simpática e possui uma tábua de marés que chama a atenção quando, na baixa, se avista o mar bem longe.

Palácio dos Leões

Resolvemos pegar o barco para Alcântara e demos sorte pois estava acontecendo a Festa do Divino. Aproveitamos os festejos, comemos os deliciosos “doces de espécie” que são distribuídos, juntamente com muitos outros doces, em várias casas da cidade. Há procissões, com fogo e sem, maquetes montadas dentro de casas que podem ser visitadas e até um trono para esperar Dom Pedro, que nunca visitou a cidade. Muito batuque nas ruas e ambiente cortês.
São Luiz, vista de Alcântara

Na Ceprama, em São Luiz vimos muito artesanato típico e enormes esculturas para o “Bumba meu boi”.
Rio Preguiças

Seguimos viagem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pelo rio Preguiças. Pegamos o barco em Barreirinhas e fomos rio acima, passando por Vassouras e Mandacaru, onde fizemos paradas para conhecer.

Mandacarú

Nossa parada final foi no Canto do Atins, onde nos hospedamos. A cidade é uma pequena vila de pescadores, onde quase não há carros. O dono da pousada nos deu uma carona  até o início de nossa visita aos Lençóis.

Lençóis

Caminhamos sozinhos pelas dunas, tomando banho nas águas cristalinas até uma pequena vila no outro extremo de onde começamos, onde fizemos uma refeição de peixe num pequeno restaurante. Durante nosso passeio, choveu, ventou, fez frio, calor, mas desfrutamos de uma paz incrível, sozinhos naquela imensidão de beleza. Inesquecível.

Atins

Alguns hotéis que utilizamos: Pousada do Rio (Barreirinhas) e Pousada Rancho do Buna (pousadaranchodobuna.com.br)

Preço total estimado por dia: R$ 220,00.